Blog BR+

VOCÊ JÁ FOI À CASA DE RUI? NÃO? ENTÃO VÁ!

17/07/2020 Eveline de Abreu Terceiro Setor e Cidadania

Situada no Rio de Janeiro, a Fundação Casa de Rui Barbosa é um patrimônio da cultura brasileira visitada por gente do mundo inteiro

Se você entrar nesta casa pela porta virtual, de imediato vai ler que “a Fundação Casa de Rui Barbosa preserva e divulga acervos de interesse nacional, por constituírem patrimônio cultural importante, e realiza trabalhos de alcance internacional”.  Além de manter e conservar um museu, a fundação tem sido a fiel zeladora de um material bibliográfico e documental sobre a cultura nacional, mais notadamente, política cultural, história, direito e filologia. E, claro, sobre a vida e a obra de Rui Barbosa, que é o mesmo que dizer “do panorama histórico, político, jurídico e cultural do Segundo Reinado e da Primeira República”.

A mansão, em estilo neoclássico, tem fachada, janelas e portas com molduras em granito e estátuas representando os quatro continentes. (Fonte: commons.wikimedia.org).

 

Graças ao prestígio de suas funções acadêmicas, a instituição, que leva o nome de um dos mais renomados intelectuais brasileiros, tem, no bojo de sua missão, visão e valores, "ser a principal instituição pública de captação e preservação de acervos privados, destacando-se na produção de conhecimento e formação acadêmica nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas". E ela não deixa por menos: dito de outro modo, esta instituição pública federal se destina à atividade intelectual, à consulta de livros e documentos, à pesquisa de trabalhos acadêmicos complexos e à perpetuação da memória nacional. 

“A casa de Rui

é uma casa brasileira,

com certeza!”

 

Não por outra razão, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) tem sido o lugar de estudos e pesquisas nas áreas de documentação e preservação e, sobretudo, de formação e qualificação de pesquisadores acadêmicos e científicos. Em paralelo, suas dependências têm servido a cursos, congressos, exposições, seminários e, no auditório, há atividades constantes de cinema, dança, literatura, música e teatro.  

 

De casa à fundação

A sede da FCRB, originalmente residência de Rui Barbosa, foi adquirida pelo governo, em 1924, incluindo os arquivos, a biblioteca e a propriedade intelectual das obras de um dos maiores juristas brasileiros,  aclamado “Águia de Haia”, por ocasião da Segunda Conferência Internacional da Paz, na Holanda.  Aberta ao público em 1930, na condição de museu, no meado da década de 1960, teve a personalidade jurídica alterada para incluir, em seu escopo, o desenvolvimento da cultura, do ensino e da pesquisa, assim como a difusão da biografia daquele que foi não só membro fundador como presidente da Academia Brasileira de Letras.

De lá até hoje, foram criados o Centro de Pesquisa e o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, onde se encontram documentos literários, iconografia, correspondência e originais de escritores brasileiros, com destaque para os laboratórios técnicos.   

 

A Vista de parte do jardim da Fundação Casa de Rui Barbosa. (Fonte: commons.wikimedia.org).

  

Não bastasse responder pela difusão do conhecimento a respeito de temas caros à história do Brasil, a fundação está literalmente plantada em um jardim com mais de 9 mil metros quadrados, uma das áreas verdes que restou a Botafogo, bairro entre a Zona Sul ao centro da cidade, o que lhe confere importância ecológica e social, como local de encontro e lazer. Entrar nas dependências do casarão do início do século 20 é o mesmo que viajar no tempo, em que a arquitetura e a decoração são o testemunho seguro dos hábitos familiares e dos modos da vida privada.  

“Ajude a preservar 

o que e quem preserva

a nossa história”

 

A Fundação Casa de Rui Barbosa é um permanente convite para conhecermos a nossa história e, assim, muito do que somos. Agora, em razão da pandemia da Covid-19, o acesso foi temporariamente suspenso ao público, até 19 de julho. Mas um vasto conteúdo on-line está à disposição de adultos e crianças. A exemplo do site infantil, onde a meninada pode conhecer a história de Rui Barbosa, do Museu e da Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti e ainda se divertir jogando dominox, caça palavras e outros com os personagens Rui Barbosa, Maria Augusta e seus netos.

A magnitude desta casa brasileira, com acervo de relevância em outros cantos do mundo, não só deve, como merece, ser preservada e não parar nunca de resplandecer, nos dignificar e engrandecer!

* * * * *

Se você for até lá, fisicamente falando, o endereço é Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro.

#
Eveline de Abreu

Publicitária e redatora. Descobriu a vocação para ensinar quando dirigia a assessoria de comunicação de um órgão público e precisou treinar e capacitar estudantes de jornalismo. Desde 2007 na Europa, adaptou esta experiência exitosa à versão digital e fundou a Incubadora de Escritores – serviço on-line de análise e parecer, apoio no desenvolvimento de textos, capacitação e revisão de conteúdo. A nostalgia do Brasil a levou a cozinhar e anotar receitas, na tentativa de compensar pela boca a saudade que lhe invadia o coração. O resultado tem sido a culinária natal, reinventada com produtos locais, e textos de dar água na boca.