Blog BR+

UMA MAESTRA CHAMADA ANDRÉA BOTELHO

16/02/2018 Fernanda Krüger Arte e Música

A música brasileira como instrumento de intercâmbio cultural entre países distantes

A teuto-brasileira Andréa Huguenin Botelho trabalha intensivamente há quase dez anos em Berlim, à frente de projetos que promovem o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Alemanha de um jeito bastante original: a música. 

Maestra e pianista apaixonada pelas relações interculturais, a renomada regente, especializada em ópera, mudou o rumo de sua carreira ao optar, com determinação e entusiasmo, pelo encontro de suas duas culturas maternas – a alemã e a brasileira. Assim, sua presença é especialmente representativa para o incremento do ensino da língua portuguesa na capital alemã, utilizando a experiência musical. Andréa acredita que a música estabelece laços afetivos em situações que a linguagem falada não alcança. 

A maestra teuto-brasileira Andréa Huguenin Botelho e sua batuta. Foto: Fernando Miceli. 

Entre os anos de 2014 e 2016, Andréa não apenas idealizou como também fundou o Curumins in Berlim – o primeiro coral infantil teuto-brasileiro, na Europa. Endereçada a crianças falantes da língua portuguesa, a iniciativa apoia o bilinguismo e a formação da identidade multicultural, obviamente, pela música. Trata-se de um projeto concretizado graças ao intercâmbio entre a escola pública de música Fanny Hensel e a Europaschule Neues Tor, a escola europeia de ensino fundamental português-alemão, em Berlim. Embora não esteja mais à frente do coral, a maestra sente-se feliz por ter plantando a semente e, acima de tudo, pela longevidade da proposta.

 

MÚSICA BRASILEIRA NA CITY WEST

A maestra é, ainda, a idealizadora e coordenadora de um programa especial para o ensino da música brasileira na escola pública de música City West, do bairro berlinense de Charlottenburg-Wilmersdorf. No país, a instituição é pioneira em organizar cursos exclusivamente sobre música brasileira. E, lá, são oferecidas aulas em grupo de choro (gênero de música instrumental popular brasileira), coral e coro preparatório, bem como aulas individuais de cavaquinho, piano, violão, guitarra e instrumentos de percussão. 

A abrangência do programa é bastante ampla, incluindo da música erudita até a música popular brasileira. Além de patrocinar uma série de apresentações para a divulgação das atividades da instituição, em cooperação com outras, são realizados mais de dez concertos por ano e, todo mês, acontece uma roda de choro, em Berdoslim. A iniciativa de caráter pedagógico visa, futuramente, a estabelecer um intercâmbio entre escolas de música no Brasil e na Alemanha.

Entre os grupos do programa, está o renomado Brasil Ensemble Berlin (BEB), um trabalho de coral a cinco vozes, acompanhado de banda. Reconhecido internacionalmente, o grupo foi premiado, em 2014, pela Chorverband, associação de canto coral na Alemanha e que executa projetos de grande relevância para a música brasileira. Em 2018, para celebrar os dois anos de sucesso do programa de música brasileira da escola estatal de música berlinense City West, acontecerá, em 26 de abril, um concerto em parceria com a Embaixada do Brasil em Berlim.

Dois momentos de uma das apresentações do Brasil Ensemble Berlin. Foto: Wolfgang Frühlingsfeld.

 

O MÉTODO DE LUCAS CIAVATTA

Até hoje, a maestra é a única representante oficial em terras germânicas do famoso método O Passo® de ensino musical. Diretamente ligada ao Instituto d’O Passo, de Lucas Ciavatta, no Brasil, Andréa emprega a metodologia como ferramenta-base de trabalho em muitas de suas atividades pedagógico-musicais. No programa da City West, por exemplo, o método é oficialmente adotado nas atividades do canto coral.

 

WORKSHOPS DE CANTO CORAL E REGÊNCIA ORQUESTRAL

Andréa promove diversos cursos de formação para profissionais da música, tanto na Alemanha quanto no Brasil. Na Alemanha, são, especialmente, dois tipos de oficina: a de canto coral para crianças e a de canto coral para adultos, “como forma de aquisição em termos de linguagem e como fomento da identidade multilíngue”, como ela própria afirma. Na modalidade para adultos, feita para amantes de todos os ritmos da música brasileira, conta com a participação do percussionista Fabiano Lima. 

“Ensinar as nuances da música brasileira não é tarefa simples. Mas com recursos como o método d'O Passo e com a maravilhosa participação de Fabiano Lima, todos saem desse workshop felizes e confiantes”, diz Andréa Botelho.

Com frequência, Andréa é convidada a ministrar workshops de regência coral e orquestral em outros países. Suas oficinas são em língua alemã, enquanto os ensaios de canto (trabalho vocal), em língua portuguesa. A perspectiva multidisciplinar (música com função) permite a experiência inter/transcultural e o incentivo do ensino de línguas.

 

GRUPOS DE CÂMARA, AULAS DE PIANO E REGÊNCIA ORQUESTRAL 

Além das atividades pedagógicas, a maestra mantém as próprias performances artísticas, com mais de 60 concertos por ano. Como camerista, ela trabalha com um trio de cordas para música brasileira e o trio Afrolíricos, com Sylvia Klein e Fabiano Lima. Muitas vezes, Andrea Botelho, que é diretora artística do Brasil Ensemble Berlin está eventualmente à frente de outras orquestras, como regente convidada.

A música brasileira é um dos nossos patrimônios culturais de maior reconhecimento mundial. E a batuta desta maestra a bem apresenta e representa no exterior, com o préstimo extra de servir de intercâmbio cultural e linguístico entre países distantes por sucessivas gerações. 

#
Fernanda Krüger

Idealizadora e fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!© e da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©. É também cofundadora do programa de leitura em língua portuguesa Encontros de Leitura/ Portugiesischer Vorlesetreff, na Biblioteca Infantojuvenil de Frankfurt e criadora do selo editorial Papagaios pelo Mundo®. Especialista em LIJ pela UCAM.