Blog BR+

Intercâmbio Cultural no Brasil: jovens aprendendo a língua portuguesa em estilo de férias

16/06/2018 Fernanda Krüger Educação

The Language Club é uma escola de línguas afiliada à Belta-Brazilian & Language Travel Association (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educativas e Culturais). 

Está registrada na Secretaria de Educação e Inovação de Santa Catarina desde 1993, estando autorizada a emitir certificados na área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. 

© Douglas Melo

 

Localizada em Florianópolis (SC), oferece aulas de inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e português, com professores qualificados, que têm como língua materna o idioma ensinado. 

Além disso, desenvolve um programa especial de ensino da língua portuguesa para estrangeiros e jovens falantes de português como língua de herança: o Brazil Camp

Nos últimos 15 anos, já recebeu alunos da Inglaterra, Espanha, Itália, Japão, Alemanha, Suécia, Dinamarca, França, Turquia, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, USA, Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Noruega, Suíça, Polônia e Índia, dentre outros países. 

O Brazil Camp é um curso de imersão na língua portuguesa e cultura brasileira. O programa tem a duração de 2 semanas, com atividades em sala de aula em um turno e práticas de campo em outro. 

© Reprodução/ Site TLC

A metodologia tem uma abordagem comunicativa e interativa e as atividades de campo envolvem roteiros esportivos, culturais e/ou sociais. Entre as opções, estão aulas de culinária brasileira, aulas de samba, prática de surf, sandboard e stand up paddle, encontros com alunos brasileiros, passeios a museus, praias, trilhas e comunidades da região, assim como visita a projetos de proteção ambiental e animal, tais como o Projeto Tamar, Projeto Lontra e Parque do Rio Vermelho. 

O conteúdo das aulas pode ser programado em parceria com os responsáveis pedagógicos das instituições participantes, permitindo atender mais diretamente às necessidades e interesses dos grupos de alunos. 

O programa ainda inclui os serviços de transfer do e para o aeroporto, a acomodação e o almoço.

#
Fernanda Krüger

Idealizadora e fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!© e da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©. É também cofundadora do programa de leitura em língua portuguesa Encontros de Leitura/ Portugiesischer Vorlesetreff, na Biblioteca Infantojuvenil de Frankfurt e criadora do selo editorial Papagaios pelo Mundo®. Especialista em LIJ pela UCAM.