Blog BR+

Empatia ajuda no combate à intolerância no Brasil e na Alemanha

14/12/2017 Carla Scheidegger Terceiro Setor e Cidadania

 

O que é Carlotas? É um negócio social que usa arte e ludicidade para falar sobre diversidade, empatia e respeito, contribuindo para o desenvolvimento de competências socioemocionais em jovens e adultos.

Pra ser sincera, foi bem mais difícil escrever este texto do que eu imaginava. O objetivo parecia simples: apresentar Carlotas e seu impacto positivo no Brasil e na Alemanha. Mas o que há de difícil nisso, se eu sou uma das sócias fundadoras e conhecedora do negócio? A resposta não é tão simples: colocar-me no lugar dos leitores do Brmais pra oferecer-lhes algo que seja do SEU, e não do meu, interesse.

Quando consegui identificar o que estava me impedindo de contar esta história, o trabalho fluiu. Explico o porquê.

Entender como você se sente, qual é a necessidade não atendida que está alimentando este sentimento e colocar-se no lugar do outro são princípios da empatia, um dos pilares do trabalho de Carlotas. Então, coloquei em prática aquilo que ensinamos quase diariamente: fui buscar em mim o que minha ansiedade tentava camuflar, em outras palavras, perguntei-me do que eu precisava para liberar-me daquele sentimento. O que estava me faltando era segurança, por não ter a certeza do que abordar aqui. Então, vesti os sapatos de brasileiros (as) que buscam por notícias positivas do Brasil e bingo! Eis a minha contribuição.

Carlotas é um negócio que ajuda a resolver um problema social chamado intolerância, esta que atua em forma de racismo, bullying, homofobia, sexismo, radicalismo e por aí vai.

Tudo começou quando a idealizadora do negócio e artista plástica, Carla Douglass, percebeu que os traços imperfeitos de suas obras geravam certa inquietação nas pessoas. “Por que este menino tem cabelo azul e um olho maior do que o outro?”, perguntou um aluno referindo-se à uma ilustração durante uma aula de artes. Foi quando Carla teve um insight e desenvolveu, pela primeira vez, uma conversa sobre o que era normal e o que era diferente. Em poucos minutos, aquele grupo de crianças chegou à conclusão de que “diferente” era tudo o que estava fora do que, na linguagem técnica, é chamado de “padrão social”. Eles foram além e adicionaram que o desconhecido era vulnerável e gerava insegurança, como a minha quando não sabia o que escrever aqui.

Carla percebeu que aquele diálogo era muito importante porque o “diferente” tinha potencial de (auto)exclusão. Ali nasceu Carlotas, com o propósito de treinar o autoconhecimento, o olhar generoso, a escuta e humanizar as relações, já que o novo é o que nos ensina e nos desenvolve como seres humanos. A empatia é a habilidade socioemocional que nos permite compreender emoções, comportamentos e nos abrir à diversidade, sem julgamentos. Ela pode e precisa ser treinada para que a intolerância seja substituída por respeito. É isso o que fazemos.

Desde 2012 impactamos mais 3.000 crianças e jovens em instituições de ensino e 500 educadores no Brasil e na Alemanha, por meio do nosso programa anual, desenvolvendo o entendimento das emoções e necessidades, o trabalho em equipe, a escuta ativa, a empatia etc. Também impactamos mais de 2.000 adultos em diversos treinamentos em empresas, contribuindo para a construção de uma cultura de diversidade, em processos criativos, na administração de conflitos e na tomada de decisões, trazendo à consciência vieses inconscientes, desafios interculturais e processos cognitivos já enraizados, que interferem em comportamentos e ações.

Na Alemanha, realizamos também um trabalho que contribui para o empoderamento de mulheres migrantes, além de desenvolvermos projetos no contexto de integração e inclusão de crianças e jovens com histórico de migração.

Apesar do desafio ser grande, quando medimos o impacto da nossa abordagem e constatamos que 63% dos alunos pensam nos temas abordados por nós também fora da sala de aula, temos a certeza de que é possível transformar a sociedade em que vivemos.

Para saber mais sobre o nosso trabalho, visite o nosso site: www.carlotas.org.

#
Carla Scheidegger

Sócia fundadora de Carlotas, dedica-se à valorização da diversidade. Formada em Comunicação Social na ESPM com pós graduação na Fundação Getúlio Vargas e na Faculdade de Colônia, trocou a área de Marketing pelo Empreendedorismo Social.