Blog BR+

CRAB - Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro

22/01/2019 Larissa da Costa Arte e Música

#

Foto:  Reprodução/ Site CRAB

O Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, CRAB, como é conhecido, é mais um projeto em prol da salvaguarda, incentivo e divulgação do artesanato de raiz brasileiro. 

Instalados na tradicional Praça Tiradentes, no coração histórico do Rio de Janeiro, os prédios que hoje sediam o CRAB foram totalmente reformados para tal finalidade. O valor patrimonial da recuperação dos prédios é imensurável. Para o projeto, foram restauradas três edificações da praça que estavam tombadas pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas abandonadas até então. O Palacete do Visconde do Rio Seco, a construção mais antiga da Praça, permaneceu fechado por décadas, até a chegada do CRAB. Entre os destaques do antigo casarão, estão quatro estátuas de terracota – duas originais e duas réplicas – do século XIX, que têm 2,10 metros e representam a sabedoria, a medicina, a indústria e a agricultura. 

Segundo Heliana Marinho, a coordenadora da Economia Criativa do Sebrae no Rio de Janeiro, “a recuperação desse patrimônio arquitetônico faz do CRAB o lugar de conexão entre diversos setores da economia criativa. É o lugar que tem ligações com a arquitetura, design, música e culinária”, revelando, ainda, que o espaço recebeu o selo de qualidade e excelência do TripAdvisor e um prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) por ser um prédio com acessibilidade em todas as entradas. 

Criado com a finalidade de atuar no reposicionamento e na qualificação do artesanato de raiz nacional, o Centro tem a missão de ampliar a comercialização das peças produzidas pelos artesãos brasileiros. Além disso, o objetivo é promover a capacitação empresarial dos artesãos e colaborar para o aprimoramento da cadeia produtiva e qualificação da atividade. 

O centro foi inaugurado em março de 2016 e atua em três eixos simultâneos: espaço de exposição, com ênfase na diversidade regional e de tipologias; espaço de reflexão, fomentando pesquisas, seminários, cursos e debates, e espaço de aproximação comercial, promovendo catálogos virtuais, contatos entre empresas, artesãos e público consumidor. 

O espaço, que mescla tradição e modernidade em suas instalações, oferece até o final de janeiro de 2019 a exposição “A Casa Bordada”. A estrutura, com paredes, portas, janelas, cômodos e divisórias, é toda construída com pano, agulha, linha e bordados provenientes dos 27 estados brasileiros. São 250 peças de 40 participantes de grupos, cooperativas, associações e artesãos individuais. Além disso, a Galeria Pop Up exibe sua primeira exposição no formato galeria, um misto de mostra e espaço de comercialização. Estão sendo apresentadas 250 obras de mais de 40 artesãos representando o artesanato contemporâneo brasileiro. Todas as obras expostas estão à venda. 

Com restaurante, que oferece comidas típicas regionais da culinária brasileira, café e visita guiada para escolas, o CRAB tem entrada franca e fica aberto de terça a sábado, das 10h às 17h. Há um horário expandido no primeiro sábado de cada mês. É nesta data que a vizinhança do centro cultural recebe as já tradicionais Feira do Lavradio e Tiradentes Cultural.

#
Larissa da Costa

Nascida em Porto Alegre e criada em Vacaria, na Serra Gaúcha, herdou dos seus pais a vontade de viajar. Advogada de formação, escritora de coração, aventureira por emoção, veio para a Europa em 2001 em busca de novos desafios e de seu lugar no mundo. Mãe de duas crianças, já trabalhou em diferentes áreas.