Blog BR+

CONFINAMENTO FINITO

13/04/2020 Fernanda Krüger Textos contemporâneos

#

Foto: F. Krüger

 

Como será quando for a hora de ressurgir do caos

Depois que o momento atual passar, seremos capazes de uma vida com novos valores ou seguiremos os mesmos?

Estamos submetidos a um castigo coletivo. Enfrentamos fragilidades individuais. Nos subjugamos em níveis diferentes. Podemos até relutar, mas é impossível disfarçar o solavanco, em macroescala, desencadeado por microscópicas partículas.

E quando o caos, que não é eterno, tiver se acalmado, cada um vai sair dele a seu modo. Novamente livres, nos restará, então, fazer o balanço geral das perdas e dos ganhos.

Bonança depois da tempestade? Teremos adquirido consciência, sabedoria – o que nos diferencia dos seres não humanos – para vivermos com um mínimo de decência?

Não sei. Desconheço a ordem do universo! Com resistência, permito meu otimismo se inclinar rumo ao "não"...

Vaidades e prepotências seguem, de braços dados, um curso indomável, mesmo diante da fúria biológica que, por ora, nos controla. Carregam em si uma oposição a um só tempo atrevida e destemida, a um só tempo onipresente e onipotente. 

Talvez a desesperada ação da natureza para mudar o curso do planeta não saia vencedora de tamanha batalhaReincidiremos em convulsões coletivas, sucumbidos que estamos à prevalência da egolatria.   

#
Fernanda Krüger

Idealizadora e fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!© e da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©. É também cofundadora do programa de leitura em língua portuguesa Encontros de Leitura/ Portugiesischer Vorlesetreff, na Biblioteca Infantojuvenil de Frankfurt e criadora do selo editorial Papagaios pelo Mundo®. Especialista em LIJ pela UCAM.