Blog BR+

Brigadeiro: o docinho brasileiro mais famoso dentro e fora do Brasil

06/06/2018 Sabrina Galli Turismo e Culinária

Brigadeiro brasileiro? 

Brigadeiro. Brasileiro, gostoso, sinônimo de festa de criança, de filme à noite com namorado, de conversa entre amigas, de panela de vó, de cura-ressaca. Fora do Brasil, é chamado de "Brazilian truffles" (trufas brasileiras), pois tem textura macia e derrete na boca. Mas será que tudo nele é brasileiro? 

É intrigante pensarmos na história daquilo que comemos tão despreocupadamente. Contextualizar aquilo que ingerimos cria um lastro importante que nos enraíza como seres humanos e nos conecta profundamente com aquilo que, naquele momento, escolhemos para nos nutrir. 

O brigadeiro tem uma história interessante e exemplifica o que acontece com um sem-número de ingredientes e produtos pelo mundo. Inventado em um lugar, foi reinventado em outro. 

O leite concentrado, ou "lait concentré", foi inventado em 1820 pelo francês Nicolas Appert, retirando parte da água do leite e promovendo sua esterilização. Este inventor francês é responsável por importantes contribuições no que diz respeito à conservação de alimentos por ação do calor, acondicionados em recipientes hermeticamente fechados e estéreis. 

Mas foi em 1853 que um norte-americano dos Estados Unidos, Gail Borders, desenvolveu o leite condensado na tentativa bem-sucedida de aumentar a durabilidade do leite fresco, garantindo um consumo seguro deste produto altamente perecível, independente de sua disponibilidade local. 

Na Guerra Civil Americana, foi usado em abundância como parte da alimentação das tropas, por ser de fácil transporte, fácil estoque e rico em nutrientes e calorias. Em poucos anos, caiu no gosto de adultos e crianças. 

Chegou ao Brasil nas últimas décadas de 1800, importado, e em 1921 começou a ser fabricado em solo nacional. Aqui, virou o protagonista de incontáveis sobremesas, sendo o brigadeiro uma das mais conhecidas em todo o país. 

Mas por que brigadeiro se chama brigadeiro? 

Não se sabe exatamente quando e como o doce foi criado, mas a história mais aceita é a de que o doce surgiu, ou pelo menos ganhou popularidade, durante a campanha de um candidato à Presidência da República de 1946, o brigadeiro Eduardo Gomes. 

Esclarecendo: "brigadeiro" vem do francês brigadier, um posto das Forças Armadas criado no século XVII na França, relativo à brigada (uma divisão do Exército). No Brasil, "brigadeiro" é um oficial das Forças Aéreas. 

Durante a campanha presidencial do brigadeiro Gomes, o docinho à base de leite condensado, manteiga e chocolate em pó era usado como forma de arrecadar fundos e atrair eleitores. 

A verdade é que não é possível determinar se o doce já existia antes de tal campanha e, se sim, sob qual nome era conhecido. O que sabemos é que o Brigadeiro não venceu as eleições, mas, se a história procede, acabou virando sinônimo do doce.

 

BRIGADEIRO DE COLHER (receita clássica)

1 lata de leite condensado (395g)

3 colheres (sopa) de chocolate em pó solúvel com 50% de cacau

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

 

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa, de preferência com uma colher de silicone, até que comece a engrossar. Mexa sem parar até que, inclinando a panela levemente, a massa desgrude sozinha do fundo e das paredes da panela.

Você também pode testar o ponto do brigadeiro assim: coloque um pouquinho do doce (como 1 colher de chá) em um pires e leve ao freezer por alguns minutos. O brigadeiro vai resfriar rapidamente e você saberá como ficará a consistência do seu brigadeiro quando ele esfriar.

Despeje o doce em um prato untado com manteiga. Leve à geladeira e deixe resfriar por completo. Depois, faça as bolinhas, passe em chocolate granulado, coloque nas forminhas e sirva.

Para fazer o brigadeiro de colher, retire antes do ponto de desgrudar da panela.

 

 

::::::::::

 

BIBLIOGRAFIA:  

VIARO, Marcos. O doce enigma do brigadeiro. Revista Língua portuguesa: São Paulo, abril de 2012. 

CARDOSO, Rodrigo. O doce brigadeiro. Revista Isto É: São Paulo, no. 2201, 18 de janeiro de 2012. 

GALVÃO, Joyce. Quando o leite condensado virou brigadeiro? - a história do doce mais famoso do Brasil. Essência Studio. Consultado em 03 junho de 2018. 

GLOBO REPÓRTER. Brigadeiro, doce preferido nas festas, surgiu em campanha eleitoral. Edição do dia 16 jun. 2017. Disponível em https://glo.bo/2txgaE4 . Acessado em 03 junho de 2018.

 

Crédito Imagem (topo): https://de.wikipedia.org/wiki/Datei:Brigadeiro.jpg

#
Sabrina Galli

Bacharel em Letras - Tradução Francês e Italiano -, concluiu o curso tecnológico de Gastronomia e se especializou em Didática do Ensino Superior. Amante do universo dos idiomas e da culinária, transita de um polo a outro, estabelecendo uma ponte entre as palavras e a comida. Já foi chef de restaurantes em Maceió e BH, tradutora de uma coleção de livros da cozinha italiana, organizadora e consultora gastronômica e idealizadora da edição única d’A Feira. Atualmente, é docente no curso de Gastronomia da Faculdade Barão de Mauá e também ministra disciplinas práticas de Cozinha Europeia e das Américas, Cozinha Asiática e a disciplina teórica Terminologia Gastronômica em Francês.