Blog BR+

2b Eco

21/12/2018 Luciana Caran Meio Ambiente e Sustentabilidade

Foto: Lu Caran

Já falamos aqui sobre a imensidão de alimentos que não chegam a alimentar ninguém, indo para o lixo antes do consumo – algo em torno de 1/3 de tudo o que é produzido no mundo. 

Esse desperdício acontece em toda a cadeia alimentar, desde a plantação, passando pela colheita, armazenamento, transporte, ponto de venda e, finalmente, o consumo. Antes de chegar à casa do consumidor, o que é desperdiçado é chamado de “perda" e, após a compra pelo consumidor final, chamamos de “desperdício”.

Decidida a atacar o desperdício de alimentos – o que acontece na casa do consumidor, em restaurantes e outros pontos de venda de alimentos prontos para consumo –, criei a 2b Eco, que produz os “bees”, tecidos 100% algodão, tratados com cera de abelha e óleos vegetais, que substituem com muitas vantagens o plástico de PVC para acondicionar alimentos, uma vez que são laváveis, duram pelo menos 6 meses e são compostáveis. 

O bee é uma iniciativa que visa aumentar a duração do alimento e, consequentemente, reduzir seu desperdício, além de evitar o uso do plástico de PVC, que é utilizado uma única vez no armazenamento de alimentos e gera um lixo altamente tóxico. 

Nossa ideia é constituir uma empresa circular e social que, além de utilizar um processo de upcycling com resíduos têxteis como matéria prima principal, ainda gera produtos “recicláveis”, pois compostagem é a reciclagem da matéria orgânica. Em novembro de 2018, a convite do Ministério do Meio Ambiente, apresentamos em Brasilia nossa iniciativa na Semana de Combate à Perda e Desperdício de Alimentos, pois os “bees“ foram reconhecidos pelo Ministério como uma iniciativa de combate ao desperdício de alimentos na categoria consumo. 

vídeo a seguir, feito para participar deste edital do Meio Ambiente, explica em detalhes a iniciativa. É com iniciativas assim procuramos fazer deste um mundo melhor.

Boas festas a todos!

#
Luciana Caran

Empreendedora serial, sempre construiu pontes e procurou perceber as necessidades do ambiente para buscar soluções criativas. Especialista em Comunicação Digital, fundadora da primeira agência de turismo da internet brasileira, foi responsável por diversos projetos de e-commerce em grandes empresas. Nos últimos anos, dedicou-se à inclusão digital através de palestras e aulas em diversas instituições. Como buscadora por soluções sistêmicas para problemas globais, hoje sua luta é contra o desperdício de alimentos, através de diversas iniciativas, entre elas a 2b Eco.