Sobre Nós

Fernanda Nascimento Krüger

Fundadora do brmais Foco no lado positivo do Brasil!® e Idealizadora da iniciativa pioneira Brmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©

Fernanda Nascimento Krüger

Fundadora do brmais Foco no lado positivo do Brasil!® e Idealizadora da iniciativa pioneira Brmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©

Formada em Fisioterapia e Secretariado Executivo Trilíngue, dedicou-se profissionalmente a outra área: Ensino de Idiomas. Apaixonada por línguas (fala português, inglês, alemão e espanhol), foi professora de Inglês para Crianças e Português para Estrangeiros.

Entre 2006-2007, atuou voluntariamente em um projeto social informal com crianças no interior de MG, com foco na disponibilização de material de leitura voltado a temas relacionados ao Brasil e ao estímulo de práticas cidadãs em uma comunidade carente. Desta iniciativa, criou o website brmais Foco no lado positivo do Brasil!®

Mineira, casada com um alemão, mãe de três crianças trilíngues, mudando-se frequentemente de um país para o outro (viveu na Inglaterra, Brasil, Suécia e Alemanha), membro de uma comunidade escolar internacional e voluntária em uma biblioteca infantil, tem um profundo e contínuo interesse em questões relacionadas à Educação Infantil no Contexto da Família Expatriada, Formação da Identidade da Criança Multicultural, Educação Bilíngue/Multilíngue e Ensino de Línguas de Herança.

Participou de palestras e workshops sobre Educação de Crianças Multilíngues e Multiculturais (TCKs), Competências Parentais da Família de Expatriados e Vantagens do Ensino Bilíngue. Ex-colaboradora da BEM. Concluiu o Programa de Treinamento Transcultural Building Cross Cultural Competence pela Mercer.

FILOSOFIA

Para divulgar essa iniciativa em prol do Português com Língua de Herança é necessário, primeiramente, esclarecer como surgiu a semente dessa proposta e expor sua filosofia e missão iniciais.

Originalmente, a proposta do brmais Foco no lado positivo do Brasil!® era a publicação de livros com muitas ilustrações e textos concisos sobre cidadania e cultura brasileira, direcionados ao público infantojuvenil.

Essa iniciativa surgiu entre 2006-2007 através de um trabalho voluntário informal realizado com crianças carentes em uma cidade do interior de Minas Gerais. O foco da atividade era a disponibilização de material de leitura voltado a temas relacionados ao Brasil e ao estímulo de práticas cidadãs na comunidade local. Contudo, embora esse projeto tenha sido desenvolvido, por vários motivos, os livrinhos nunca foram publicados.

Visando levar essa mensagem a um número mais abrangente de pessoas, surgiu então a ideia de converter o material em mãos em um website, o qual também passaria a divulgar ações cidadãs realizadas com êxito no Brasil.

Assim, surgiu o www.brmais.net: Iniciativa privada e sem fins lucrativos de Divulgação da Cultura Brasileira (livre de estereótipos) e Notícias Positivas nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e projetos sociais no Brasil.

Tempos depois, com base na minha experiência pessoal, essa inciativa local começaria a tomar rumos globais. Integrante de uma família multicultural, vivendo constantes mudanças de um país para o outro, educando minhas filhas (trilíngues) fora do Brasil e fazendo parte de uma comunidade escolar internacional, comecei a usar o site como mais uma fonte de informações sobre o Brasil e a língua portuguesa tanto para minha família como para outros interessados.

Como em um processo natural em cadeia, a concepção original se expandiria mais uma vez. Uma palestra na escola sobre os benefícios do bilinguismo, uma unidade curricular exclusivamente sobre o Brasil na Upper School e uma notícia sobre o ensino e manutenção da língua portuguesa no exterior postada no site (tudo mais ou menos ao mesmo tempo), me conduziram a um novo estágio da proposta incial do brmais Foco no lado positivo do Brasil!® : criar um projeto em prol do Português como Língua de Herança!

Sucede, então a proposta Brmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©, cujo objetivo central é unir a filosofia e conteúdo do brmais Foco no lado positivo do Brasil!® à filosofia do Português como Língua de Herança e elaborar, em parceria com profissionais da área de educação e afins, uma proposta didática voltada às necessidades específicas do ensino do Português como Língua de Herança ao redor do mundo.

Informações, dicas e espaço para compartilhar notícias, ideias e imagens dos pontos positivos do que acontece no Brasil