Blog BR+

Exposição "Apamonama"

26/04/2018 Fernanda Krüger Acontece

#

Heloisa Corrêa é uma artista para quem as cores tudo dizem. Graduada em Belas Artes no Brasil (1991), estudou também nos EUA, México e Argentina. Realizou inúmeras exposições individuais em diversas cidades da Alemanha e Venezuela e participou de outras coletivas em Berlim e Caracas. Vive atualmente na Alemanha. 

No próximo mês, estará na Embaixada do Brasil em Berlim com mais uma exposição de suas pinturas, intitulada “APAMONAMA”, palavra da língua Tupi–Guarani que, em português, significa “misturar”. Esta exposição é uma compilação de seus novos trabalhos abstratos. 

Sem a pretensão de se apropriar dos signos culturais das tribos indígenas de seu país, Heloisa Corrêa apenas se questiona sobre a influência - ou ausência de influência - do entorno tropical do país onde viveu por trinta anos na escolha e combinação das cores que utiliza em seu trabalho. 

Parafraseando Oswald de Andrade no seu “Manifesto Antropófago”, caberia a pergunta "Tupi or not Tupi?". Com uma paleta de cores fortes, combinadas a formas que, por vezes, remetem a paisagens e, em outras circunstâncias, a composições que lembram colagens, as obras de Heloisa Corrêa conduzem o espectador a seu universo particular de interpretações.

O título da exposição é uma homenagem a seu país de origem e a seus mais antigos moradores, com a certeza de que, devido à mistura étnica, todos os nascidos na Terra Brasilis são brasileiros, sem mais nem menos.

 

Vernissage “APAMONAMA” - Entrada Franca

Data: 24/05/2018

Horário: a partir das 19:00 h

Local: Embaixada do Brasil – Wallstraße 57, Berlim

RSVP: cultural.berlin@itamaraty.gov.br

 

Mais: http://www.heloisacorrea.com/index.htm

#
Fernanda Krüger

Fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!® e Idealizadora da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©