Blog BR+

Entrevista com Isabela Santos: cantora, compositora e autora de livros infantis

02/06/2018 Fernanda Krüger Arte e Música

Com uma conversa regada a um originalíssimo café mineiro, a cantora, compositora e autora de livros infantis Isabela Santos abriu as portas de seu apartamento em Berlim para falar sobre sua trajetória artística e seus planos para o futuro.

Nascida em Belo Horizonte (MG), Isabela tem uma vasta história com a música e os livros. Formou-se em canto lírico (2004) e fez mestrado em performance musical (2009) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Contudo, antes disso, já havia atuado em projetos musicais voltados ao público infantil: entre 1996 e 1997, participou do "Projeto Música na Escola" e, em 2003, gravou duas faixas no CD "Poemas Musicais" de Cecilia Cavalieri, trabalho esse indicado ao Prêmio TIM de Música.  

A convite do maestro e diretor musical Márcio da Silva (atual diretor musical da Hastings Philharmonic em Londres), Isabela veio para a Alemanha em 2009 para participar de uma série de concertos em Freiburg e região. Acabou ficando e mudando-se para capital alemã em 2010, onde vive até hoje.   

Especialista em música erudita paraense (especificamente a obra de Waldemar Henrique), apresentou-se no teatro Podewill com seu espetáculo de dança e música "Lendas Amazônicas" (2017). Também  atuou em Dresden e Berlim em uma ópera encenada dentro da água (Unterwasseroper - 2012/2013) e na "Ópera do Malandro" (2013) na Neukölln Oper - um grande sucesso de público. 

Dona de um timbre privilegiado, Isabela mostra a pluralidade do seu talento também nos bastidores. Sua voz pode ser ouvida em jingles tocados em intervalos da programação da TV alemã (ex: Das Wetter), assim como em dublagens (português-alemão e francês-alemão) para duas séries da TV alemã (canais Arte e ARD).

Atualmente, vem realizando performances musicais e literárias voltadas para crianças e shows de forró para adultos, bem como concertos de música clássica.

 

  

 

FK: Isabela, de onde vem o seu interesse pela música?

IS: Desde muito cedo, estive ligada a este universo. Participei de coral infantil, fiz aulas de violão e estava sempre fazendo gravações no meu gravador de brinquedo, um dos meus presentes favoritos. Sabia que seguiria por esse caminho.

 

FK: Você já participou de importantes produções musicais voltadas mais ao público adulto. Como surgiu a ideia de desenvolver um trabalho direcionado especificamente às crianças?

IS: Em 2014, após o nascimento da minha filha Rita, comecei a pesquisar sobre a música infantil alemã. Como não encontrei o que procurava, resolvi criar um material. Surgiu daí minha primeira obra com repertório infantil: "Bellas Liederbuch". 

Para este trabalho, usei o cancioneiro popular brasileiro, traduzi algumas canções de domínio público para a língua alemã e gravei um CD com um mix cultural e arranjos mais leves, com voz e violão. Também incluí três canções de minha autoria. Em 3 meses, mil cópias foram vendidas. Na sequência, em 2016, lancei a versão em português - "O livro de canções da Bella" -, com ilustrações de Isabel Galery.

  

FK: Estes não foram seus únicos trabalhos com foco nas crianças. O que mais você desenvolveu?

IS: Desenvolvi o teatro musical infantil "Mein erstes Konzert", para crianças de 6 meses a 5 anos, com o intuito de mostra-lhes músicas em diferentes idiomas (português, alemão, inglês, italiano, francês) e, claro, agradar também aos ouvidos dos pais. Com uma mala cheia de brincadeiras e surpresas, apresento músicas ao vivo e venho realizando essa performance em Kitas (creches e escolinhas), cafés e aniversários privados.

 

E tem mais... Baseado numa situação vivida com minha filha, lancei um livro bilíngue com trilha sonora - "A menina ameixa/ Das Pflaumenmädchen", pela editora Rolimã.  Este livro conta uma história divertida de uma menina que não queria sair nunca do banho e, para cada momento do livro, existe uma canção. Impressos no livro, estão quatro QR Codes que permitem ao leitor criar uma ponte entre texto e música. O álbum (trilha sonora) completo, com 11 músicas, encontra-se disponível em todas as plataformas digitais (Spotify, iTunes, Amazon, etc). 

 

 

Agora, já tenho mais projetos infantis na manga: uma história sobre um Balão, reciclagem e recomeço, além de algumas músicas novas. Para os adultos, sigo com minha banda da forró "Schöne Maria Band" e meus concertos de música clássica, com repertório variado com música erudita brasileira e europeia.  

Para saber mais detalhes sobre o trabalho de Isabela, confira os links abaixo:

www.isabelasantos.com

www.bellasliederbuch.de

YouTube: Isabela Santos Cantora

 

Crédito Imagens: F. Krüger

#
Fernanda Krüger

Fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!® e Idealizadora da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©