Blog BR+

Tibau do Sul - RN: o paraíso potiguar

17/05/2018 Maria Cecilia Turismo e Culinária

Imagine um lugar onde a natureza, em cores perfeitas, se funde em harmonia com a paz e a tranquilidade... onde o tempo passa sem pressa, revelando em nuances as horas do dia, e onde, à noite, o céu explode em estrelas... Onde há calor na medida certa (média anual de temperatura máxima na casa dos 30°C e mínima de 22°C), sempre com uma brisa que acaricia... Assim é Tibau do Sul! 

Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas, essa orla de gigantescas falésias é cercada, de um lado, pela Mata Atlântica e, do outro, por um mar de águas azuis de tirar o fôlego e cuja temperatura é sempre morna. Não à toa, grande parte da orla é Área de Proteção Ambiental (APA), fazendo da região o maior santuário ecológico do Estado do Rio Grande do Norte.

O turismo é, atualmente, a mais importante base da economia da região. Os turistas, em grande parte brasileiros e europeus, não raro confundem Tibau do Sul com Pipa – a praia mais (e internacionalmente) famosa da região e cujo “centrinho” é “onde tudo acontece”. Tibau do Sul – nome de origem tupi-guarani que significa Entre Duas Águas (cercado pela Lagoa de Guaraíras e pelo Oceano Atlântico) – é o município que abriga a Praia da Pipa, entre outras. 

Nem sempre é fácil distinguir uma praia da outra, uma vez que algumas delas se fundem sem uma separação efetiva. Outras são separadas apenas por pedras e o acesso a pé entre elas só é possível quando a maré está baixa. Portanto, tenha em mãos (ou nos pés) sempre um calçado que permita cruzar essas barreiras de pedras.

Da direita para a esquerda (ou de Norte a Sul) – Lagoa Guaraíras, Praia de Tibau do Sul e Praia do Giz, Praia de Cacimbinhas, Praia do Madeiro, Baía dos Golfinhos, Praia do Centro (ou Praia de Pipa), Praia do Amor, Praia das Minas e Sibaúma.

A Lagoa de Guaraíras separa os municípios Nísia Floresta (onde fica Barra de Tabatinga) e Tibau do Sul. Uma das principais atrações turísticas do município de Tibau do Sul já foi um dia apenas uma “verdadeira” lagoa, isolada do mar, porém, em Abril de 1924, devido a uma forte chuva, o canal que havia sido construído irrompeu e parte da cidade, incluindo a igreja e o cemitério, sumiu “da noite para o dia”. 

No final da tarde, muitos se dirigem para este local, onde o sol se põe em poesia.

 

Lagoa de Guaraíras

A Lagoa de Guaraíras separa os municípios Nísia Floresta (onde fica Barra de Tabatinga) e Tibau do Sul. Uma das principais atrações turísticas do município de Tibau do Sul já foi um dia apenas uma “verdadeira” lagoa, isolada do mar, porém, em Abril de 1924, devido a uma forte chuva, o canal que havia sido construído irrompeu e parte da cidade, incluindo a igreja e o cemitério, sumiu “da noite para o dia”. 

No final da tarde, muitos se dirigem para este local, onde o sol se põe em poesia.

 

Praia do Giz

Pouco conhecida e procurada pelos turistas, esta praia de areias douradas e falésias brancas é considerada um refúgio de Tibau do Sul. Em noites de “lua escura” (minguante ou crescente), por aqui os pescadores preparam o tradicional “aratu no facho” – iguaria a base de uma espécie de caranguejo local (aratu-de-pedra). Estas noites são bastante animadas e a praia fica iluminada por tochas. 

Entre a Lagoa de Guaraíras e a Praia do Giz, há um pequeno pontal onde fica a Praia de Tibau do Sul. Neste local, que quase se funde com a Praia do Giz, há barracas, restaurantes e quiosques.

 

Praia de Cacimbinhas

Trata-se de uma praia que fica bem abaixo das Dunas de Cacimbinhas, da qual é separada apenas pela rodovia RN-003. Seu nome se deve às cacimbas ao pé da falésia – buracos cavados pelos pescadores em busca de água potável. A praia de Cacimbinhas tem a extensão de 3,2Km e, do alto de suas falésias, pode-se avistar toda a orla entre Tibau e Pipa. Não é muito recomendada aos banhistas em razão das correntezas, sendo assim uma praia mais vazia, ideal para caminhadas. Ao lado da praia de Tibau do Sul, a parada no mirante é obrigatória. Muito procurada por praticantes de wind e kitesurf, além de paragliders, que aproveitam a altura das falésias e as correntes quentes de vento para saltar e curtir uma das paisagens mais bonitas da região. À tarde, é muito comum ver pessoas passeando a cavalo pela praia. Para chegar a ela, basta vir caminhando desde a Praia do Centro. Quem vem de carro, deve desembarcar em frente às dunas e descer a escadaria que dá acesso à praia.

 

Praia do Madeiro

Também chamada de Praia dos Golfinhos ou Ponta do Madeiro, a Praia do madeiro é, certamente, das mais famosas da região e das mais lindas do Brasil. Tamanha beleza se deve à vegetação exuberante que cobre as falésias, chamada mata de tabuleiro, cuja cor se reflete nas águas, que ganham uma coloração esmeralda. Com mais estrutura, é bastante procurada, principalmente por visitantes argentinos e europeus. É para esta praia que os barcos e lanchas com turistas que querem ver os golfinhos se dirigem. Avistá-los é garantido! Aqui também vale visitar o Santuário Ecológico, que fica sobre as falésias. Trata-se de uma área de preservação que abriga várias espécies de animais silvestres e pode ser acessada por trilhas sombreadas e limpas. A Baía dos Golfinhos separa a Praia do madeiro da Praia do Centro (ou Praia de Pipa).

 

Praia do Centro ou Praia da Pipa

Aqui fica a vila de Pipa, que, a partir da década de 70, começou a atrair surfistas. É a mais popular de todas as praias da região e “onde tudo acontece” – nela ficam os hotéis e pousadas, barzinhos, restaurantes, lojinhas e agitação. A rua principal começa na altura da Baía dos Golfinhos e termina na Praia do Amor. Aqui, o acesso para a praia (Praia do Centro) é bem fácil – não há falésia e, assim, quiosques e restaurantes se espalham à beira-mar, principalmente no centro da praia. Repleta de piscinas naturais na maré baixa, é daqui que saem os barcos e lanchas para passeios. A praia, comparada às demais vizinhas, deixa (e muito) a desejar, mas a vila tem um charme todo especial. Para quem está de carro, é importante lembrar que durante o dia há estacionamentos (pagos), mas, à noite (entre 19 e 22 horas), a rua principal é fechada aos carros, sendo o acesso permitindo apenas aos pedestres. Neste momento, há apenas um estacionamento aberto antes das chancelas. O jeito é parar lá ou, simplesmente, não parar. Para aqueles que estão hospedados nos hotéis da Praia do Centro, é importante pedir que o hotel lhes dê um “voucher” (ou salvo conduto) para ter permissão para prosseguir com o carro até o hotel.

 

Praia do Amor

Colada à Praia do Centro e de fácil acesso a pé a partir da vila de Pipa, esta praia é o “point” do surf na região e onde acontecem algumas competições do esporte. Seu nome se deve à piscina natural em forma de coração e ao fato de, no passado, ter sido o ponto de encontro dos naturistas. Alguns dos melhores hotéis e pousadas ficam nesta praia também de falésia e cujo acesso não é dos mais fáceis. Assim como em outras praias (nem todas), há bares e restaurantes que disponibilizam cadeiras e espreguiçadeiras com guarda-sóis em troca do consumo de seus beliscos e bebidas (há um valor mínimo a ser consumido). Existem bons bares, sendo possível passar o dia inteiro por aqui. Se estiver de carro, há estacionamento (R$ 10,00) cheios de árvores, onde estacionar o carro em uma sombrinha é garantia!! 

O canto sul da praia, mais tranquilo, é, sem dúvida, a parte mais bonita da praia. Ali também fica o Chapadão de Pipa, já no limite com a Praia das Minas.

 

Praia das Minas

Na minha (humilde) opinião, a mais linda de Tibau do Sul, a Praia das Minas é local de desova de tartaruga – o que ocorre anualmente de novembro a abril, sendo, então, área de Preservação Ambiental, sob o cuidado e a supervisão do Projeto Tamar. Justamente por esta razão, é praticamente deserta e com total proibição a qualquer atividade comercial - por aqui, nada de quiosques, comidinhas e bebidinhas, tampouco guarda-sóis ou espreguiçadeiras. Ela é assim, tal como nesta foto, o dia inteiro. Ideal para caminhadas e contemplação, aqui o sossego impera! A Praia das Minas é vizinha à Praia do Amor, sendo que o limite entre as duas é marcado pela chamada Pedra do Moleque, que é muito conhecida por fazer parte de diversas lendas da região. 

Chegar à Praia das Minas é relativamente fácil. Se a maré estiver baixa, é possível atravessar as pedras desde a Praia do Amor. Do contrário, é preciso vir pelo Chapadão, a pé ou com veículo 4X4 (há risco de atolar nas dunas). 

 

Praia de Sibaúma

Vilarejo originado de um antigo quilombo, a última praia de Tibau do Sul é cheia de piscinas naturais, com alguns poucos e simples restaurantes na areia, onde é possível passar o dia ou algumas boas horas. Menos “badalada” que Pipa, Madeiro e Amor, é uma ótima opção para famílias, uma vez que o acesso à praia é bem fácil e a criançada se diverte nas piscinas naturais. 

Se a maré estiver baixa, é possível atravessar pelas pedras (travessia relativamente fácil) desde a Praia das Minas, ou então de carro 4x4 ou a pé pelo Chapadão, desde a Praia do Amor, ou então de carro, desde Pipa, pela RN 003.

:::::::::: 

O que fazer: 

Tédio por aqui não é a ordem do dia (ou dos dias) – há muito o que fazer: passeios de jipe, buggys, quadrículos; caminhadas e passeios por trilhas; tirolesa e arvorismo; cavalgadas; passeios de barco; surf e kitesurfe; sandboard; paragliding... (ufa!!!). As noites no centrinho de Pipa são sempre animadas. Há bares e restaurantes com música ao vivo; o comércio fecha tarde e os turistas caminham pela rua principal, com movimento o ano inteiro (não apenas na alta temporada). 

Aqui é o paraíso do dolce far niente para todos os que buscam paz, sossego e tranquilidade. Passa-se o dia com roupa de banho e sandálias de dedo, sem nenhuma frescura, apenas contemplando e fotografando a natureza sob o sol.

 

Prepare sua viagem: 

A média climática de Tibau do Sul varia muito pouco ao longo do ano, com temperaturas médias de 25°C. As chuvas são mais intensas entre abril e julho e, geralmente, as chuvas acontecem à noite, sendo os dias ensolarados quase o ano todo. 

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Natal-São Gonçalo do Amarante, que dista 75 Km de Pipa pela BR 101, sentido sul. A estrada já está duplicada em quase 90% do percurso. 

Há ônibus (Viação Oceano) de Natal a Pipa com grande frequência diária: 

Horários: 

Saídas de Natal para Pipa nos dias úteis e aos sábados: 

06:00 / 07:30 / 09:00 / 11:00 / 13:30 / 15:00 / 17:00 

Nos domingos e feriados: 

06:50 / 13:30 

Saídas de Pipa para Natal nos dias úteis e aos sábados: 

05:00 / 06:40 / 08:20 / 11:00 / 12:40 / 14:40 / 15:50 

Nos domingos e feriados: 

09:20 / 15:50 

*** infelizmente o website da empresa é precário – encontra-se somente em português e, mesmo assim, com poucas informações – www.expresso-oceano.com.br 

De qualquer forma, grande parte dos hotéis e pousadas mantêm parcerias com empresas que fazem o traslado in/out para o aeroporto. 

Há várias opções de hospedagens, sendo que a grande maioria fica em Pipa e Praia do Amor.

 

Minhas dicas: 

- Tibau do Sul é um lugar descontraído e sem frescuras. Na mala, roupas de banho, sandália de dedo e um calçado mais apropriado para as travessias nas pedras, além de chapéu e muito protetor solar! 

- Alguns quiosques e restaurantes das praias aceitam apenas cash e cartão de débito, mas há loja de câmbio e os melhores hotéis também fazem a troca de moedas. 

- Lembre-se que, com exceção de uma ou outra, o acesso às praias se dá por meio de escadarias, muitas vezes precárias e geralmente rústicas e com vários degraus. Assim, lembre-se de levar tudo o que precisa quando for à praia... as pernas agradecem! 

- Poucas lojas abrem durante o dia. É mais para o final da tarde que as lojas, na Avenida Baía dos Golfinhos (principal do centrinho de Pipa), são abertas. 

- Durante todo o dia, a brisa é quase um abraço, mas, à noite, é sempre mais intensa. Vale levar na mala uma blusinha leve. 

- Procure viajar entre setembro até meados de dezembro ou meio de fevereiro até final de março – quando a precipitação é menor e o valor das hospedagens é mais acessível. Evite viajar em feriados, pois o lugar fica superlotado! 

- A maioria dos restaurantes da Avenida Baía dos Golfinhos só é aberta no final da tarde.

 Mais informações: cecilia@ilmondotur.com.br 

 

#
Maria Cecilia

Viajar é uma paixão tão forte que, há anos, já deixou de ser apenas um hobbie. À frente da agência Il Mondo Tur, a paulistana Cecília tem sempre dicas e novidades sobre o que há de melhor no turismo do Brasil e do mundo.