Blog BR+

Reflexões sobre a Essência da Alfabetização e do Letramento

30/09/2016 Fernanda Krüger POLH/PLH

#

 

A essência da alfabetização está na disponibilização de um meio favorável ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.

Propiciar à criança um ambiente no qual ela possa ter contato com livros, sons, sabores, cores, além de poder trazer e compartilhar suas experiências individuais (na abordagem de Paulo Freire, realizar uma “leitura” crítica da realidade), pode ser visto como um processo de alfabetização anterior à iniciação na vida escolar propriamente dita.

Nesse sentido, toda família interessada em desenvolver as habilidades linguísticas de seus filhos pode, já dentro de casa, começar um processo de alfabetização.

A extensão desse processo por meio de práticas de leitura e escrita – ao que se dá o nome de letramento – poderá então, ser continuada nas escolas (e iniciativas em prol do Português como Língua de Herança), assim como em casa.

O processo de alfabetização em si possui diferentes estágios, com graus variados de complexidade. Alguns exigem atividades mais específicas e mecânicas para serem desenvolvidos; outros pedem práticas mais lúdicas. Mas tudo se integra.

 

Alfabetização é um processo de atividades integradas, o qual envolve áreas distintas e interdependentes. 


Alfabetizar não é só investir em atividades de codificação/decodificação + interpretação e afins. 
Tampouco apenas dar oportunidades para que a criança se divirta, se expresse com liberdade e execute atividades puramente lúdicas.
Não há como dar ênfase a uma coisa ou outra. Cada período desse processo tem algo mais específico que pode e deve ser trabalhado. 

Assim sendo, aproveitar a bagagem que o aluno traz consigo (“leitura de mundo e da palavra”) e integrá-la a atividades que trabalhem as fases do desenvolvimento psicomotor (essencial no bom “desenvolvimento de capacidades gráficas e motoras importantes à alfabetização”) são fundamentais para que se desenvolvam plenamente habilidades essenciais ao sucesso da alfabetização como um todo.

 

 

Crédito da imagem: Domínio Público

#
Fernanda Krüger

Fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!® e Idealizadora da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©