Blog BR+

Língua-Identidade-Cultura

25/09/2016 Fernanda Krüger POLH/PLH

#

DICAS: Livros que abordam a questão identitária de crianças e famílias multiculturais, os processos de aculturação, a relação língua-identidade-cultura, educação no contexto da família expatriada, senso de pertencimento e muito mais.

 

1. THIRD CULTURE KIDS

O mais completo livro sobre o assunto. Com mais de 20 anos de experiência e pesquisa, Pollock e van Reken, apresentam de forma muito clara questões sobre o "sentimento de pertencimento", "identidade do cidadão global", "mobilidade no mundo contemporâneo", "os benefícios, desafios e dificuldades do bilinguismo e da educação multicultural", além de resultados de pesquisas. Leitura quase obrigatória para quem trabalha com língua de herança. 

 

2. RAISING GLOBAL NOMADS

Robin Pascoe relata suas experiências como mãe de crianças mutliculturais, dividindo as lições aprendidas ao longo de anos na educação no contexto da família expatriada.

 

3. GLOBAL MOM - 8 COUNTRIES, 16 ADDRESSES, 5 LANGUAGES, 1 FAMILY

Melissa Dalton-Bradford aborda de maneira comovente a questão do senso de pertencimento e identidade cultural no contexto da família multilíngue e multicultural. Esse livro é o relato da experiência de sua família a qual, depois de viver e educar 4 crianças em diferentes países, se viu diante da situação de não saber onde enterrar o corpo do filho adolescente. 

#
Fernanda Krüger

Fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!® e Idealizadora da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©