Blog BR+

Jogos como ferramenta de apoio ao ensino de idiomas

01/09/2018 Fernanda Krüger POLH/PLH

Já parou para pensar que uma das melhores formas de ensinar pode ser promovendo um espaço para o uso de jogos e a realização de brincadeiras?

Acreditamos nisso! E trazemos duas dicas de jogos e materiais educativos que, dentre suas muitas aplicações, servem como excelente recurso pedagógico para a ensino do Português como Língua de Herança ou como fomento à educação bilíngue.

 

1. IMAGINE-ME: um jogo de cartas  para praticar a empatia e a inteligência emocional.  

© Fernanda Krüger

Desenvolvido com o propósito de oferecer uma atividade por meio da qual a criança possa participar de forma ativa na criação de histórias e personagens, este jogo estimula não apenas a criatividade, mas também as habilidades psicossociais e psicomotoras da criança. 

No contexto da Língua de Herança, pode ser usado para expandir o vocabulário, trabalhar a leitura e a compreensão do texto, assim como desenvolver oficinas de arte usando os mais variados materiais. São mais de 1700 combinações difererentes!  

Indicado a partir dos 6 anos, o material pode ser encomendado clicando aqui

 

2. OUR BILINGUAL FAMILY: brinquedos educacionais bilíngues para imprimir.

© Reprodução / Site Our Bilingual Family

Idealizado e fundado por uma mãe alemã vivendo e educando seu filho na Austrália, o OUR BILINGUAL FAMILY traz uma proposta de diferentes atividades bilíngues, nas mais variadas combinações de idiomas.

Já são cerca de 106 itens disponíveis para download. As opções incluem flash cards, jogo da memória, alfabeto ilustrado, nome das cores, das formas geométricas e dos números. Acompanha-o passo-a-passo da montagem dos produtos.  

Se a combinação de idomas que você precisa não estiver disponível, é só entrar em contato aqui. Um jeito fácil e divertido de estimular o ensino bilíngue!

 

#
Fernanda Krüger

Idealizadora e fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!© e da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©. É também cofundadora do programa de leitura em língua portuguesa Encontros de Leitura/ Portugiesischer Vorlesetreff, na Biblioteca Infantojuvenil de Frankfurt e criadora do selo editorial Papagaios pelo Mundo®. Especialista em LIJ pela UCAM.