Blog BR+

Grande Hotel Ronaldo Fraga: um hotel para hospedar ideias e projetos

26/02/2020 Beatriz Mello Dicas e Curiosidades

#

Grande Hotel Ronaldo Fraga.  (Fonte: Instagram @grandehotelronaldofraga). 

 

O Grande Hotel Ronaldo Fraga fica em um casarão tombado pelo patrimônio histórico em uma das mais tradicionais ruas do bairro Funcionários em Belo Horizonte. Ele atrai turistas e locais e é muito bem avaliado nos sites de viagens. 

Engana-se, porém, quem imagina que os elogios estão relacionados aos quartos ou acomodações. O Grande Hotel Ronaldo Fraga, diferente do que possa passar em uma primeira impressão, não hospeda pessoas. Ele hospeda ideias, moda e projetos culturais. 

O hotel leva o nome de seu idealizador, o estilista mineiro Ronaldo Fraga. Ícone da moda brasileira, Ronaldo é conhecido por seu ativismo social e cultural, que utiliza a moda como meio de divulgação.

O estilista mineiro Ronaldo Fraga.  (Fonte: Instagram @grandehotelronaldofraga). 

 

Ronaldo Fraga: moda com propósito

Ronaldo Fraga foi, junto a nomes como Alexandre Herchcovitch, Glória Coelho e Reinaldo Lourenço, um dos responsáveis pelo movimento de valorização da moda brasileira no final dos anos 90, o que permitiu que ela recebesse atenção na esfera global.  

Nascido em Belo Horizonte, iniciou sua formação em moda na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Depois de uma temporada estudando moda e design na Parsons School, em Nova York, e chapelaria na Central Saint Martin’s in London, o estilista voltou ao Brasil para lançar sua marca no São Paulo’s Phytoervas Fashion, primeira versão do que se transformaria no maior evento de moda da América Latina: São Paulo Fashion Week. 

Logo em suas primeiras coleções, o estilista já mostrava seu estilo, que utilizava a moda como plataforma para seu ativismo cultural e social. Uma de suas coleções mais marcantes, “Quem matou Zuzu Angel?” (estilista brasileira que denunciou a tortura e morte de seu filho em plena ditadura militar e morreu misteriosamente em um acidente de carro), foi indicada ao prêmio Abit como melhor coleção feminina de 2002. Em 2003, seu desfile “Costela de Adão" foi inspirado no cotidiano do Vale do Jequitinhonha e nas artesãs da região, cujo principal trabalho são as bonecas de barro. Mais recentemente, em 2014, o estilista levou para a passarela uma cadela vira-lata, que “desfilou” com o objetivo de promover e incentivar a adoção de cães.

A arte, literatura e cultura brasileira também sempre foram pontos de inspiração para as coleções do estilista. Ronaldo já levou à passarela uma coleção tropicalista inspirada no cantor e músico baiano Tom Zé e, em 2005, homenageou o poeta e escritor, também mineiro, Carlos Drummond de Andrade em uma coleção que intitulou "Todo Mundo e Ninguém" – nome de uma das obras mais famosas do autor. 

Porém, não é apenas na moda que Ronaldo Fraga inova. O estilista está sempre em busca de novos conceitos e formas de se relacionar com os consumidores e de promover projetos culturais e causas em que acredita. O Grande Hotel Ronaldo Fraga é sua mais recente iniciativa e a materialização de um novo conceito de comércio e moda, que inclui colaboração, compartilhamento e propósito.

 

     

Grande Hotel Ronaldo Fraga.  (Fonte: Instagram @grandehotelronaldofraga). 

 

Hospedando ideias e projetos

Depois de passar por reformas, respeitando e conservando as instalações do casarão tombado, o Grande Hotel Ronaldo Fraga abriu suas portas no final de 2016. 

A ideia, porém, surgiu em 2015 quando a jornalista Natália Dornellas disse ter encontrado um lugar perfeito para a redação do seu site, porém o casarão de 600 metros quadrados construído na década de 1920 era muito grande para hospedar apenas seu escritório. Ela, então, convidou o estilista para dividir o espaço. Ronaldo, que já pensava em transformar o conceito tradicional de loja de moda, achou que era uma ótima oportunidade para propor uma nova forma de varejo e expandir seu ativismo, “hospedando” ideias e dando visibilidade a projetos interessantes no âmbito da moda, design e cultura.  

Além de “hospedar” e vender criações do estilista, o “hotel” hospeda boutiques de outras marcas de moda, nacionais e internacionais, sem endereço fixo na cidade - um tipo de comércio que o próprio estilista classifica como mais afetuoso.

Uma das principais características do espaço é a promoção e incentivo a projetos culturais e locais, como exposições culturais itinerantes, lançamentos de livros, saraus, pequenos concertos, workshops e festas. 

O hotel já “hospedou” de feiras de cerâmica com artistas regionais a bailes de carnaval. Com curadoria de Ivana Neves, a Primeira Feira de Cerâmica, realizada em 2019, tinha a proposta de apresentar a produção mineira contemporânea com diferentes artistas e técnicas. Já o “Fabuloso Baile de Carnaval do Grande Hotel Ronaldo Fraga” está em sua quarta edição e, em 2020, resgata marchinhas que foram sucesso em carnavais passados para alegrar foliões dos tempos atuais.   

Fica evidente a proposta de Ronaldo Fraga de valorizar a produção local - com produtos procedentes da região, o design autoral e sustentável, assim como a vontade de promover a cultura mineira utilizando o casarão como ponto de encontro para isso. 

 

Pão de Queijo e Casamentos 

Embora as ideias e projetos sejam os hóspedes do Grande Hotel, o que realmente movimenta o estabelecimento são seus frequentadores, ou seja, as pessoas. Atraídos pelas marcas e projetos hospedados lá, turistas e locais podem, além de conhecer novas marcas e projetos, desfrutar da gastronomia mineira no bistrô que ocupa o lugar onde originalmente ficava a cozinha da casa.  

Outra forma, inusitada, de aproveitar o Grande Hotel é alugando os salões para festas de casamento. Com sua arquitetura conservada e pitoresca, o casarão tem se tornado destino de casais que buscam celebrar seus enlaces em um lugar original e especial. 

Independentemente da forma como se pretende usar o espaço - hospedando sua ideia, tomando um café com pão de queijo ou se casando lá - o Grande Hotel Ronaldo Fraga merece entrar em sua lista de lugares para conhecer.   

 

Grande Hotel Ronaldo Fraga

R. Ceará, 1205 – Funcionários

Belo Horizonte – MG

30150-311, Brasil

#
Beatriz Mello

Beatriz Mello é curiosa por natureza e publicitária e cientista social por profissão. Trabalhou em empresas de mídia como Globosat, Viacom e Discovery. Vive em Berlim, onde, recentemente, especializou-se em Liderança Criativa e fundou a “Tropical Intelligence- Insigthfull Data Storytelling”, uma consultoria de dados para indústria criativa. É uma brasileira de destaque na área de Dados e Conhecimento do Consumidor e escreve sobre outras mulheres que representam positivamente o Brasil.