Blog BR+

Goethe e o Brasil

11/12/2017 Fernanda Krüger Literatura e Leitura

#

Goethe. (Fonte: domínio público) 

 

Goethe além da literatura e da política: um entusiasta e grande conhecedor de assuntos relacionados ao Brasil. 

Fruto do trabalho do escritor e pesquisador alemão Sylk Schneider, o livro Goethes Reise nach Brasilien: Gedankenreise eines Genies (Viagem de Goethe ao Brasil: a viagem imaginária de um gênio) revela aspectos pouco abordados sobre aquele que foi considerado o maior escritor em língua alemã de todos os tempos.

Reconhecido por sua obra literária e seus conhecimentos em diversos outros campos do saber, Goethe surpreende ao ter dados comprovando sua grande admiração pelo Brasil destacados em sua biografia.

Anotações feitas em seus diários no período de 1802 a 1831 confirmam seu acentuado interesse em variados aspectos relacionados ao Brasil e sua ligação com estudiosos que realizaram pesquisas sobre a flora, a fauna e as riquezas geológicas do país durante o século 19.

Goethe, que além de escritor foi também advogado e ministro das Minas, acreditava que a Ásia e a Europa eram continentes do passado. Para ele, o futuro estava nas Américas devido a abundância dos recursos naturais.

Bom conhecedor da botânica brasileira, Goethe já reconhecia naquela época o potencial da flora local para fins medicinais. Tinha inclusive o hábito de pedir a cientistas e naturalistas que iam ao Brasil que lhe trouxessem sementes e mudas a fim de plantá-las no jardim de sua residência na Alemanha.

Goethe também possuia em sua biblioteca particular um amplo acervo de obras sobre o Brasil em diferentes idiomas. 

Devido a esse fascínio pelo Brasil, chegou a ser chamado por alguns naturalistas de „Goethe, o brasileiro“. Goethe, no entanto, nunca chegou a viajar para o Brasil.

Esses e inúmeros outros fatos estão minunciosamente descritos no livro de Sylk Schneider. Com versão apenas em alemão, o livro tem previsão de lançamento em português também.

Mais informações: www.goethebrasil.de

 

                              Capa livro "Goethes Reise nach Brasilien". (Reprodução site A Livraria)  

 

#
Fernanda Krüger

Idealizadora e fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!© e da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©. É também cofundadora do programa de leitura em língua portuguesa Encontros de Leitura/ Portugiesischer Vorlesetreff, na Biblioteca Infantojuvenil de Frankfurt e criadora do selo editorial Papagaios pelo Mundo®. Especialista em LIJ pela UCAM.