Blog BR+

Empreendedorismo social transformando vidas no Brasil

31/01/2018 Renata Quintella Terceiro Setor e Cidadania

#

 

De um projeto de apoio à leitura e ao esporte, surge a iniciativa de também oferecer aulas de inglês para jovens e crianças em vulnerabilidade social. Das necessidades individuais de refugiados de guerra no Brasil, nascem ações de apoio à adaptação e integração e de ensino da língua portuguesa. Quem é o „motor“ disso e como tudo vem sendo feito?

O "The Journey at Viela", é um dos pilares do Instituo A Nossa Jornada** e nasceu da necessidade do "Projeto Viela", localizado no Jardim Ibirapuera, uma comunidade da Zona Sul de São Paulo.

O "Projeto Viela", busca por meio da leitura e do esporte, mostrar novas oportunidades de escolhas e de vida para jovens e crianças em vulnerabilidade social. O "The Journey at Viela", oferece aulas de inglês para essas crianças e jovens. Eles têm idade entre 7 e 17 anos, são 35 alunos distribuídos em 3 turmas e 8 professores voluntários revezam-se bravamente, todos os sábados, para levar conhecimento e alegria à comunidade. 

As aulas completaram 1 ano de existência e os alunos que não faltaram em 2017 levaram cestas básicas e chocolates para casa no final do ano, como um incentivo. Alguns alunos do projeto também foram levados ao cinema pela primeira vez.

Estes voluntários não recebem o apoio de nenhuma empresa ou instituição, mas contam com a força da sociedade civil para que juntos possam mudar o mundo dessas crianças e jovens. 

O desafio do momento? Conseguir materiais novos para os alunos. Como ajudar? Doando qualquer valor para o Instituto A Nossa Jornada**, doando workbooks e livros didáticos ou adquirindo o livro "O que eu posso fazer por você agora" de Renata Quintella (a renda deste livro é revertida em prol dos projetos).

** www.institutoanossajornada.org  

 

Outro pilar do Instituto A Nossa Jornada** é o "Projeto Bem-Vindo. Você Chegou em Casa", que acolhe refugiados de guerra no Brasil.

Com o objetivo de oferecer uma nova oportunidade de vida aos refugiados, atua em diferentes frentes. Presta serviços de apoio referentes à documentação, elaboração de currículos, busca por emprego e moradia. Também realiza palestras sobre cultura brasileira, facilita o contato com famílias locais e, em fevereiro, iniciará um curso de língua portuguesa, duas vezes por semana. Tudo isso para amenizar a tragédia em suas vidas e para aliviar a saudade dos seus familiares, causada pelas guerras civis e químicas que assolam vários países do mundo.

www.projetobemvindo.org    

 

Créditos Imagens: fotos arquivo Renata Quintella

#
Renata Quintella

Empreendedora social e fundadora do „Instituto A Nossa Jornada“, palestrante e autora do livro: "O que eu posso fazer por você agora?”. Cuida pessoalmente de 45 voluntários, e as ações do seu Instituto já chegaram a 100 cidades brasileiras e 12 países. Mãe do Theo, do Levi e da Gaia, também é roteirista e diretora artística.