Blog BR+

Documentário sobre as Mulheres Brasileiras na Diplomacia

13/03/2019 Fernanda Krüger Mulheres Brasileiras

O documentário “Exteriores – Mulheres Brasileiras na Diplomacia” é fruto de uma iniciativa do Grupo de Mulheres Diplomatas - coletivo criado por um grupo de mulheres que, atualmente, reúne mais de um terço das diplomatas brasileiras. 

Este documentário é uma homenagem ao centenário de ingresso na carreira diplomática de Maria José de Castro Rebello Mendes - a primeira diplomata brasileira e a primeira mulher a prestar concurso público no país - e foi produzido por meio de uma campanha de financiamento coletivo e doações.

Baseado na pesquisa de Ricardo Friaça (2018) “Mulheres Diplomatas no Itamaraty, 1918-2011 – Uma Análise de Trajetórias, Vitórias e Desafios”, este filme também teve como inspiração o documentário sobre as diplomatas francesas “Par Une Porte Entreouverte” (2017).  Reúne entrevistas com embaixadoras, conselheiras e secretárias, destancando também histórias esquecidas, como de Mônica de Menezes Campos - a primeira diplomata negra. 

Um resgate das trajetórias, lutas e conquistas das primeiras diplomatas brasileiras. Voz ao protagonismo feminino brasileiro. 

Produção: Argonautas I Direção de Arte: Marcia Roth I  Edição e Finalização: Marisa Rabelo I Roteiro: Ana Beatriz Nogueira I Direção Ivana Diniz.

 

#
Fernanda Krüger

Idealizadora e fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!© e da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©. É também cofundadora do programa de leitura em língua portuguesa Encontros de Leitura/ Portugiesischer Vorlesetreff, na Biblioteca Infantojuvenil de Frankfurt e criadora do selo editorial Papagaios pelo Mundo®. Especialista em LIJ pela UCAM.