Blog BR+

Dicas de Leitura

09/01/2018 Fernanda Krüger Literatura e Leitura

#

Confira a nossa seleção de 19 títulos para leitura! Um passeio por temas que vão desde personalidades brasileiras e assuntos relacionados à cultura popular do Brasil e da África até clássicos da literatura mundial.

Sugestões para estimular o prazer da leitura, ampliar a cultura geral e promover a literatura como suporte para atividades pedagógicas.

 

Coleção Correndo Mundo

Algumas das principais obras da literatura mundial recontadas em uma linguagem clara e detalhada. 

Silvana Salerno e Fernando Nuno transformaram, brilhantemente, títulos de extraordinários autores, entre eles, Homero, Jonathan Swift e Júlio Verne, em leituras originais, pormenorizadas e de fácil compreensão, em especial para o leitor jovem. 

:::::::

Série Minhas Histórias

Livros para estimular o interesse pela escrita. A partir da interpretação de ilustrações de títulos clássicos, relatos de aventura e histórias sobre convivência, o leitor é convidado a ser o autor do próprio livro. A série já vem sendo adotada por algumas escolas do Brasil. 

Com exemplares em inglês e português, a série é também uma excelente oportunidade para o ensino bilíngue. Já indicamos alguns exemplares anteriormente. Hoje, trazemos mais três outros títulos.  

:::::::

Brasil, África e Direitos da Criança

Uma coletânea da versátil produção literária de Silvana Salerno. 

- Viagem pelo Brasil em 52 histórias: um banquete de narrativas do folclore e da cultura popular das diferentes regiões do país, oferecendo ao leitor uma história para cada uma das 52 semanas que compõem o ano.

- Qual É o Seu Norte?: um mergulho nas riquezas da Amazônia. Histórias e informações sobre a vida na floresta, personalidades marcantes, a biodiversidade, as plantas medicinais, os sítios arqueológicos e o folclore da região.

- África. Contos do Rio, da Selva e da Savana: nove narrativas populares sobre a cultura e a tradição dos povos africanos, perpetuadas na literatura oral pelos griôs, os contadores de história, e pelos mais velhos que os repassam de geração a geração. 

- Mini Larousse dos Direitos da Criança

:::::::

Obras sobre Personalidades Femininas Brasileiras

- Extraordinárias Mulheres que Revolucionaram o Brasil: sobre mulheres que mudaram e estão mudando a nossa história, o livro é fruto de pesquisas de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo, apresentando perfis e histórias de mulheres de diferentes etnias e regiões do país. "O que elas têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil".

50 Brasileiras Incríveis para Conhecer Antes de Crescer: histórias pouco conhecidas de mulheres que se destacaram no Brasil. O livro traz também uma parte em branco para que possamos escrever e desenhar sobre aquelas mulheres que consideramos nossas heroínas. Por Débora Thomé.

 

Capas dos livros de acervo particular. Imagens: fotos F. Krüger.

#
Fernanda Krüger

Idealizadora e fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!© e da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©. É também cofundadora do programa de leitura em língua portuguesa Encontros de Leitura/ Portugiesischer Vorlesetreff, na Biblioteca Infantojuvenil de Frankfurt e criadora do selo editorial Papagaios pelo Mundo®. Especialista em LIJ pela UCAM.