Blog BR+

8 de março – Dia Internacional da Mulher

08/03/2019 Fernanda Krüger Terceiro Setor e Cidadania

Foto: Reprodução/ Fast Food da Política

A celebração do Dia Internacional das Mulheres tem origem em lutas femininas por melhores condições de vida e de trabalho iniciadas nos EUA e Europa e data do final do século XIX e início do século XX. 

Sem um consenso sobre a origem exata de suas manifestações e data de celebrações em diferentes partes do mundo, a ONU adotou, em 1975, o dia 8 de março como data oficial para a comemoração das conquistas femininas nas áreas sociais, políticas e econômicas. 

O Brasil, claro, faz parte da lista de países que celebram internacionalmente o dia 8 de março, mas você conhece quais são os direitos da mulher no Brasil, quando foram conquistados e quais ainda não estão garantidos pela lei brasileira? Sim? Não? Um pouco? 

Pois saiba que tem gente que sabe, desenvolveu um material inovador sobre isso e ainda iniciou uma ação que visa empoderar as mulheres brasileiras por meio de educação política, dando, assim, mais insumo e visibilidade à luta pelos seus direitos.

Lançada neste ano pela FFP (Fast Food da Política), a campanha #MaisDireitosMenosSilêncios já conta com representantes em diferentes estados brasileiros e outros países, tais como Alemanha e Argentina. 

Por meio do jogo educacional “Direitos e Silêncios”, a FFP desafia os participantes a conhecerem mais sobre os direitos fundamentais das mulheres, oferecendo ao mesmo tempo um espaço para reflexões de pautas relevantes para mulheres e para o exercício da democracia. 

Então, que tal comemorar a data abraçando esta causa e fazendo parte deste time? Adquira uma unidade do jogo ou se torne um multipicador desta ação. Mais informações aqui. Versão digital neste link. Jogue, compartilhe e ajude a virar o jogo! 

#
Fernanda Krüger

Idealizadora e fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!© e da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©. É também cofundadora do programa de leitura em língua portuguesa Encontros de Leitura/ Portugiesischer Vorlesetreff, na Biblioteca Infantojuvenil de Frankfurt e criadora do selo editorial Papagaios pelo Mundo®. Especialista em LIJ pela UCAM.